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A retórica populista de Bolsonaro em 2018: estudo de caso dos debates pré-eleitorais televisionados, 2023 [Link aqui] [Novo!]
Este trabalho objetiva analisar retoricamente um conjunto de enunciados proferidos em dois grandes debates televisionados da corrida presidencial brasileira de 2018, com vistas a descrever os elementos da retórica populista de Jair Bolsonaro. Fundamentamo-nos teoricamente em pesquisadores do populismo, da comunicação populista e da retórica e argumentação. Metodologicamente, foram analisadas 12 sequências de discurso extraídas de dois debates pré-eleitorais de 2018, agrupadas sob 4 eixos de análise. As análises desses dados demonstraram ocorrências de grande parte dos elementos pertencentes à retórica (neo-)populista do século XXI, como uma virulência verbal face ao adversário, a construção nefasta da imagem do oponente, a autoconsagração de Bolsonaro como força antissistema que liderará a mudança que o povo exige, a dicotomização do futuro entre duas opções que se excluem, e, por fim, a estereotipização como modelo discursivo dominante.

Retóricas do debate pré-eleitoral: análise dos argumentos mobilizados na corrida presidencial de 2018, Revista Heterotópica, 2022.  [Link aqui]
Este artigo visa apresentar as análises dos argumentos mobilizados pelos candidatos à presidência da república no primeiro debate pré-eleitoral televisionado de 2018, realizado pela emissora Band em 09 de agosto. São analisados os exórdios dos discursos de oito candidatos à eleição, são eles: Álvaro Dias (PODEMOS), Cabo Daciolo (PATRIOTA), Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (REDE), Jair Bolsonaro (PSL), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB) e Ciro Gomes (PDT). Investiga-se a tipologia argumentativa e a articulação entre argumentos e figuras. Como fundamentação teórica, parte-se dos pressupostos da Nova Retórica, cujo Tratado da argumentação de Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca é a principal referência. Utiliza-se também os trabalhos de Plantin (2008), Fiorin (2015; 2020), Abreu (2009) e Emediato (2008), que auxiliam na compreensão de algumas categorias de argumento. Como resultados, percebe-se a complexidade dos discursos argumentativos por meio da articulação inter-argumental e da intensificação de determinados argumentos por meio de figuras de retórica.


Argumentação polêmica em torno da desigualdade de gênero no contexto das eleições presidenciais brasileiras de 2018,  Revista Rhetoriké, 2022. [Link aqui]
O presente artigo propõe analisar as estratégias de polêmica argumentativa em uma interação midiática entre o candidato Jair Bolsonaro e a jornalista Renata Vasconcellos. Essa interação é inscrita no contexto da corrida presidencial brasileira de 2018. Nesse contexto de candidaturas, havia uma intensa polarização que fomentava ainda mais a propagação de polêmicas político-midiáticas. Este estudo fundamenta-se no campo da retórica e da argumentação, principalmente nos trabalhos de Aristóteles (2013), Perelman e Tyteca (2005), Plantin (2008), Amossy (2017) e Fiorin (2015). Metodologicamente, a pesquisa possui caráter bibliográfico-documental, de natureza descritiva e explicativa, uma vez que objetiva selecionar, recortar, descrever e analisar os dados, com base em referenciais teórico-metodológicos dos campos da retórica e da argumentação. Os resultados demonstraram o funcionamento das estratégias argumentativas do recurso aos dados, da retorsão, do paradoxo, da pergunta capciosa, da fuga ao tema, dos ataques diretos, e da emoção nos discursos de ambos os participantes da interação polêmica analisada.


Dizer a verdade sob todos os riscos: parresía de Carlos Marighella em pronunciamento na Rádio Nacional, 2022 [Link aqui]
A partir das reflexões sobre a parresía encontradas em A coragem da verdade, último curso de  Michel Foucault ministrado no Collège de France em 1984, pretende-se, neste artigo, a) apresentar a definição e o funcionamento parresía na Antiguidade grega; b) apontar os desdobramentos da parresía na modernidade; c) analisar o exercício da parresía no pronunciamento de Carlos Marighella transmitido na Rádio Nacional, no contexto da Ditadura Militar brasileira. Esta pesquisa filia-se ao campo dos estudos discursivos foucaultianos, e analisa seis sequências enunciativas do corpus a partir da perspectiva arquegenealógica de Michel Foucault. Demonstramos que o pronunciamento de Marighella configura-se como uma modalidade aletúrgica, instaurando riscos àquele que assume sua autoria e inscrevendo-se no jogo parresiástico. 

Parresía e retórica: notas sobre uma polêmica, 2022 [Link aqui]
O objetivo deste artigo é apresentar duas visões sobre a relação entre a parresía e a retórica. A fundamentação teórica é composta pelo curso A coragem da verdade, de Michel Foucault e pelo livro Platão e a retórica de filósofos e sofistas, de Marina MacCoy. De um lado, para Foucault (2011), esses dois campos do saber devem ser distanciados: o parresiasta seria diferente do sofista. De outro, para McCoy (2010), eles devem ser aproximados: existiria uma retórica filosófica e uma retórica sofista. Este estudo possui natureza epistemológica, na medida em que ambiciona contrastar duas visões acerca da relação entre filosofia e retórica, discutindo particularmente as modalidades de veridicção e as estratégias retóricas manifestadas no discurso de Sócrates.

As figuras na argumentação: o caso do debate eleitoral de 2018, 2022 [Link aqui[Novo!]
Neste trabalho, analisamos as figuras de retórica que equipam a argumentação de seis candidatos à presidência da república no contexto dos debates pré-eleitorais da corrida presidencial de 2018. Partimos da hipótese de que as figuras (ornatos, em latim) não são somente enfeites da linguagem, mas verdadeiros equipamentos de persuasão. Elaboramos, para este fim, três perguntas de pesquisa: a) como as figuras equipam a linguagem? b) de que forma as figuras podem construir a persuasão no discurso deliberativo político? c) como as figuras integram tipos de argumentos para equipá-los? Fundamentamos nossa pesquisa nos domínios da retórica, da argumentação e do discurso, particularmente nas obras de Aristóteles (2013), Barthes (2001), Perelman e Tyteca (2014), Fiorin (2020), Plantin (2008), Amossy (2020), Abreu (2009), Ferreira (2015) e Courtine (1990). Metodologicamente, a pesquisa possui caráter bibliográfico-documental, de natureza descritiva e explicativa. Nosso corpus é composto por recortes dos discursos dos seis candidatos à república no debate pré-eleitoral televisionado da RedeTV, realizado em 17 de agosto de 2018 e disponível no canal da emissora na plataforma de compartilhamento de vídeos Youtube. No que se refere aos resultados, demonstramos que a presença de determinadas figuras de retórica – como a metáfora, a metonímia, a personificação, a comparação, etc. – contribuíram para a intensificação da argumentação desses candidatos, aumentando a eficácia dos argumentos e, consequentemente, contribuindo para a adesão dos espíritos. 

Investigando Foucault na Califórnia: uma narrativa apaixonada sobre mente, corpo e emoções,  In: Foucault na Califórnia: uma experiência-limite do corpo no manuscrito de Simeon Wade, capítulo de livro, 2022. [Link aqui]

Elementos da argumentação polêmica no debate político televisionado: confrontos em torno de temas de interesse público, 2021 [Link aqui]
Este trabalho tem o objetivo de analisar o funcionamento da argumentação polêmica em recortes do debate televisionado pré-eleitoral realizado pela emissora Band, no quadro da corrida presidencial de 2018. Foram analisados dois trechos de debate envolvendo os candidatos à presidência e os temas do aborto e dos privilégios com dinheiro público. Esta pesquisa fundamentou-se teoricamente nos campos da retórica, dos estudos de argumentação e do discurso, particularmente nos trabalhos de Plantin (2008), Amossy (2017) e Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014). Verificou-se que a argumentação polêmica pode ocorrer pautada no logos e no éthos, na primeira sequência analisada; mas também pode ocorrer pautada no pathos e na desqualificação do adversário, de acordo com a segunda sequência analisada.

A construção midiática do preconceito: um caso de contradição no jornalismo esportivo, 2021 [Link aqui
Este  artigo  tem  como  objetivo  analisar  as  contradições  enunciativas  presentes na mídia com relação ao discurso de aliança. Esse discurso será pro-blematizado por meio dos pressupostos teóricos da Análise do Discurso. Com-pomos um corpus de enunciados (re)produzidos pela mídia no contexto de duas polêmicas:  1.  o  caso  de  racismo  contra  o  goleiro  Aranha,  em  2014;  2.  o  caso  mais recente, em que o mesmo goleiro foi construído midiaticamente como cul-pado de homofobia, em 2017.

Cartazes de Junho de 2013 em Belo Horizonte: funcionamento das formas de enunciação compartilhadas, 2019 [Link aqui]
Este artigo objetiva analisar os cartazes empunhados nos protestos de junho de 2013, em Belo Horizonte, sob a ótica dos conceitos de “particitação” e “hiperenunciador” tal como constam em Maingueneau (2005). Por isso, este trabalho se filia à análise do discurso de linha francesa e interroga os regimes de enunciação compartilhada que integram os sujeitos enunciadores na cena “manifestação política”. A partir da análise de 12 cartazes que compoem nosso corpus, demonstramos que esses enunciados apresentam elementos linguístico-discursivos que sustentam a identidade de uma coletividade e manifestam um ponto de vista comum, que valida essa cena enunciativa.

Influência das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no emprego do argumento de autoridade na escrita digital: revisitando uma noção, 2019 [Link aqui]
Este trabalho objetiva analisar alguns aspectos do funcionamento do argumento
de autoridade na escrita digital hoje a partir dos estudos de argumentação e retórica e do campo dos letramentos digitais, com vistas a explorar possibilidades de ensino em aulas de produção textual no contexto da educação básica brasileira. Este trabalho justifica-se por interrogar um gesto de escrita - as manifestações de credibilidade de um argumento qualquer - muito frequente na Web 2.0. Para este fim, realizamos um levantamento dos letramentos digitais e nos aprofundamos nos letramentos em hipertexto e em informação. Em seguida, resgatamos as definições de argumento de autoridade no campo da retórica e da argumentação. Por fim, analisamos um post de rede social em que o argumento de autoridade ganha novos contornos e discutimos esses deslocamentos no campo do ensino.

Novas tecnologias e produção textual no ensino médio: discussão e proposta de utilização, 2019 [Link aqui]

É tudo baderna? os protestos de junho de 2013 e a 'desordem' dos movimentos sociais, 2018 [Link aqui]
Capítulo de livro

Escritas paralelas: cópia e criação em uma fanfiction de Dom Casmurro, 2018 [Link aqui]
Este artigo tem como objetivo analisar a constituição da autoria em uma fanfiction de 
Dom Casmurro, publicada por uma adolescente do Rio de Janeiro na internet em 2011. Para esse fim, elegemos o seguinte problema de pesquisa: como ocorrem as transformações e as ressignificações de cânones literários na internet? A fundamentação teórica mobilizada neste trabalho é a Análise do discurso foucaultiana. Especificamente, trabalharemos com a noção de “função-autor”, que aparece em três obras de Michel Foucault: “O que é um autor?”, A arqueologia do saber e A ordem do discurso. Como resultado de nossas análises, demonstramos que a autoria das fanfictions é constituída por dois fatores: a) a consciência da cópia/imitação de traços estilísticos de Machado de Assis; b) a ilusão da cópia/imitação constituída por lapsos e falhas que atravessam a ficção de fã analisada e materializam-se na linguagem.

Prefácio do livro Retórica e multimodalidade, 2018 [Link aqui]
Prefácio de livro

Cartazes dos Protestos de Junho de 2013: reflexões sobre gênero, função e discurso nas teorias linguísticas, 2017 [Link aqui]
O presente artigo propõe analisar o gênero, a função e o discurso dos cartazes empunhados pelos manifestantes nos Protestos de Junho, que emergiram em função do aumento das passagens do transporte público em vinte centavos. Para isso, mobilizam-se três mirantes teóricos do campo da Linguística para a compreensão do “cartaz de manifestação” como uma manifestação da linguagem que se enquadra em um gênero, possui uma função e integra um discurso específico no contexto da democracia brasileira. O primeiro mirante é a teoria dos gêneros de Mikhail Bakhtin; o segundo é o trabalho sobre as funções da linguagem de Roman Jakobson; e o terceiro, por fim, é o campo da análise do discurso representada aqui por Michel Foucault e Patrick Charaudeau.

Discurso e retórica: sobre o procedimento reductio ad Hitlerum, 2017 [Link aqui]
Este trabalho objetiva compreender o funcionamento retórico-discursivo da estratégia argumentativa reductio ad Hitlerum, empregada por Frei Betto para comparar o regime nazista constituído na Alemanha dos anos 1920 e a Bancada Evangélica que compõe uma parte do Congresso Nacional brasileiro atualmente. Este trabalho se debruça sobre a expressão “ovo da serpente”, empregada na comparação construída por meio da metáfora e da metonímia. O arcabouço teórico é constituído pela Retórica clássica (Aristóteles), pela Retórica contemporânea (Angenot), por reflexões derivadas de Jakobson e pela Análise do Discurso de linha francesa (Pêcheux). O sofisma reductio ad Hitlerum se caracteriza por despertar a cólera dos interlocutores, pois não há motivos racionais ou lógicos para se concordar com esse argumento emocional.

Frankenstein, entre anjos e demônios: da recepção crítica midiática à análise semiológica, 2017 [Link aqui]
Em  2014,  foi  lançado  o  filme  Frankenstein,  entre  anjos  e  demônios  (I,  Frankenstein).  O  filme  suscitou alguns comentários da crítica midiática dos quais elencamos alguns para objeto de nosso estudo. A análise dos enunciados críticos revela um discurso estruturado nos eixos da moralidade, da lucratividade, da tradicionalidade e da temporalidade que produzem um efeito de sentido de desqualificação do filme como algo  que  ‘fere’  a  noção  de  ‘clássico’.  A  partir  dessa  constatação,  este  artigo  desloca  a  ideia  de  que  o  novo  filme de Frankenstein deveria responder a uma tradição cujo marco inaugural seria o texto de Mary Shelley para apontar sentidos que a reconstrução desse mito encerra em nossa contemporaneidade. Assim, o novo Frankenstein exige uma inter-relação entre aparato técnico – a tecnologia 3D – e um mito contemporâneo – um ideal de consumo voltado para a interatividade.

'Pela minha família, eu voto sim': aspectos do gênero deliberativo na votação de impeachment de Dilma Rousseff pela Câmara, 2016 [Link aqui]
Capítulo de livro

A fotografia de Sebastião Salgado: retóricas da visibilidade, 2016 [Link aqui]
Este trabalho propõe a análise de uma fotografia de Sebastião Salgado, denominada “Ala das crianças no acampamento de refugiados Korem”, na Etiópia, de 1984, por meio da Semiologia proposta por Roland Barthes em seus ensaios. Discute-se a relação entre o visível e o enunciável, por meio da tradição de analise linguística que dá origem ao método semiológico. Os meios propostos para a interpretação das imagens, a partir de Barthes, nos auxiliam a compreender a construção da fotografia documental e artística de Sebastião Salgado. A coletânea de imagens de que foi extraída a fotografia analisada retratou o sofrimento vivido pela população da região africana de Sahel, nos anos 1980, devido a uma grave seca que comprometeu os meios de subsistência locais.

A internet como topos: questões de discurso e história, 2016 [Link aqui]
O presente trabalho apresenta uma discussão sobre o espaço virtual presente/constitutivo da sociedade contemporânea. Ora percebido como topia (um espaço real), ora como heterotopia (um espaço outro), o ciberespaço tem se constituído como objeto de,  ao menos,  dois discursos: o primeiro, que concebe o ambiente virtual como uma extensão da vida real, uma vez que os processos de interação são fundamentais na troca simbólica que se produz nesse espaço; e o segundo, que concebe a internet como espaço-outro, exterior e separado da vida dos sujeitos, constrói o discurso de “esfriamento” das relações interpessoais atuais. A discussão é fundamentada nas reflexões de Michel Foucault sobre as topias e as heterotopias.

Um ensaio de análise iconográfica: laços entre a teoria da arte e o método arqueológico, 2015 [Link aqui]
Neste  artigo,  investigamos  a  teoria  da  arte  que  subsidia  o  pensamento  de  Michel  Foucault  e  analisamos  aspectos  estéticos  e  históricos  de  desproporções  anatômicas  na  pintura  europeia.  A  partir  do  ensaio As  palavras  e  as  imagens,  de  Foucault,  é  possível  visualizar  o  método  analítico  de  Erwin  Panofsky.    A  influência  do  historiador  da  arte  sobre  o  filósofo  francês  evidencia-se  na  fase  de  ‘interpretação  iconológica’  proposta  por  Panofsky,  em  que  a  sintomatologia  cultural  encontra  lugar  de  destaque.  Essa  sintomatologia é buscada nas análises que realizamos de três artistas da Europa: Peter Paul Rubens, Sandro Botticelli e Jean-Auguste Dominique Ingres

An essay on iconographic analysis: relations between the theory of art and the archaeological method, 2015 [Link aqui]
In this paper, we investigate the theory of art that subsidizes Michel Foucault's work and we analyze some aesthetic and historical aspects of anatomical disproportions in European painting. From the essay The  words  and  images  of  Michel  Foucault,  it  is  possible  to  visualize  the  analytical  method  of  Erwin  Panofsky.  The  influence  of  the  art  historian  on  the  French  philosopher  is  evident  in  the  phase  of  ‘iconological  interpretation’  proposed  by  Panofsky,  in  which  the  cultural  symptomatology  finds  its  notorious place. This symptomatology is searched in the analysis we conducted on three European artists: Peter Paul Rubens, Sandro Botticelli and Jean-Auguste Dominique Ingres.

Diálogos entre Foucault e Panofsky: materialidades da pintura e deformações corporais, 2014 [Link aqui]
Este artigo a) explicita o diálogo existente entre Michel Foucault e Erwin Panofsky; b) analisa aspectos estéticos das deformidades corporais na arte. A teoria da arte que subjaz às análises foucaultianas das materialidades pictóricas ancora-se nos estudos de Panofsky. Esse diálogo evidencia-se na fase de “interpretação iconológica”, em que a sintomatologia cultural encontra lugar de destaque. Essa sintomatologia é buscada nas análises que realizamos de três obras de arte europeias: As três graças, de P. P. Rubens; O nascimento de Vênus, de S. Botticelli; e Tétis implorando a Júpiter, de J. A. D. Ingres.

Análise do discurso diante de estranhos espelhos: visualidade e (inter)discursividade na pintura, 2013 [Link aqui]
Este  artigo  intenciona  compreender  a  dimensão  discursiva  das  pinturas  por  meio  da análise  do  discurso  ancorada  em  Michel  Foucault. Recorta-sea  figura  do  espelho  em pinturas  canônicas  com  vistas  a  observar  seu  funcionamento discursivo  enquanto elemento do enunciado artístico visual. Apresentatrês partes: a primeira, que determina o  lugar ocupado  pelo  discurso  estético  nos  trabalhos  de  MichelPêcheux  e  de  Michel Foucault; a segunda, que se concentra na análise de três pinturas europeias, a saber, As meninas, de Velásquez; Um bar em Folies-Bergère, de Manet; e As ligações perigosas, de   Magritte; e a   terceiraparte,   que   discute   a   intersecção   entre visualidade   e interdiscursividadea partir (a) das reflexões de M. Foucault acerca do discurso estético e (b) da figura do espelho presente nessas pinturas.

Discourse Analysis before Strange Mirrors: Visuality and  (Inter)Discursivity in Painting, 2013 [Link aqui]
This  paper  aimstounderstand  the  discursive  dimension  of somepaintings  through Michel Foucault's discourse analysis approach.  The  image  of  the  mirror  in  several canonical  paintings  was  selected,  intending  to  observe  its  discursive  operation  as  an element  ofthe  visual  artistic  utterance.  Basically,  this  text hasthree  parts:  firstly,  it determines  the  place  occupied  by  the  aesthetic  discourse  in  Michel  Pêcheux‟sand Michel  Foucault‟s  works;  secondly,  it  focuses  on  the  analysis  of  three  European paintings, namely The Maids of Honourby Velásquez,A Bar at the Folies-Bergèreby Manet,and Dangerous  Liaisonsby  Magritte;  thirdly,  it  discusses  the  intersection between  visuality  and  interdiscursivity based  ona)  the  contributions  of  M.  Foucault's works on aesthetic discourse and b) the image of the mirror found in those paintings.

A linguagem dos sites de relacionamento: uma perspectiva discursiva, 2012 [Link aqui]
Este artigo analisa a “linguagem” de três sites de relacionamento por meio da Análise do Discurso de linha francesa, derivada dos trabalhos de Michel Pêcheux e Michel Foucault. Com vistas a compreender a linguagem de tais sites, nós procuramos descrever e interpretar os enunciados que os compõem, e o discurso produzido e reproduzido por eles.

Análise do Discurso, Semiologia, Ciberespaço: problematizações contemporâneas, 2012 [Link aqui]
Capítulo de livro

O corpo do homem público no espetáculo político: resenha da obra de Jean-Jacques Courtine, 2012 [Link aqui]
Resenha de Jean-Jacques Courtine

Entre o corpo e o espelho: a re(a)presentação de Vênus, 2011 [Link aqui]
Artigo publicado em periódico

Da análise automática do discurso-69 à inserção semiológica: sobre o contexto atual da análise do discurso francesa, 2011 [Link aqui]
Capítulo de livro

Reescritas de cânones, a questão da função autor, 2011 [Link aqui]
O presente trabalho tem por objetivo descrever e interpretar uma fanfiction da obra literária Dom Casmurro, do escritor brasileiro Machado de Assis, com base no campo da Análise do Discurso de linha francesa, derivada dos trabalhos de Michel Pêcheux e Michel Foucault; traça-se também um paralelo com os estudos em mídia comparada. Em síntese, intencionamos mostrar que quando se pretende reescrever um autor clássico, os adolescentes tentam ocupar a posição-enunciativa de Machado de Assis na medida em que copiam traços estilísticos, vocábulos da norma linguística de  outrora, aspectos da escola literária em que se insere o autor, etc. No entanto, às vezes, essa posição-enunciativa não é sustentada integralmente (por tratar-se de um outro indivíduo que escreve), deixando à mostra traços de uma posição-enunciativa outra, daquela de quem reescreve o texto clássico (e que não é Machado de Assis) – são os lapsos, falhas e equívocos constitutivos da linguagem, e que podem ser apreendidos pelo analista.

A mídia em foco, 2009 [Link aqui]
Resenha do livro "Discurso midiático"

Análise do Discurso: um campo de reformulações, 2009 [Link aqui]
Capítulo de livro

Materialidades da linguagem: a Análise do Discurso e a semiologia barthesiana, 2009 [Link aqui]
Artigo publicado em Anais

O espaço da comunicação na sociedade digital: por uma heterotopologia da tela, 2007 [Link aqui]
O atual trabalho tem como objetivo analisar como é praticada a comunicação no interior do espaço da tela. Para tanto, utilizaremos como texto fundamental “Outros espaços”, de Michel Foucault, para analisarmos, no campo da Análise do Discurso, quais sentidos povoam determinados espaços sociais. As práticas comunicacionais, sejam elas efetuadas entre pessoas conectadas ou através de notícias veiculadas pela mídia, cada vez mais atingem seu público através do suporte do computador, como no jornal online, por exemplo. A tela, portanto, configura-se como uma nova tecnologia de comunicação e discurso.

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